quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Meteorologia popular


1. Nascer do sol muito vermelho é sinal de seca. Pôr-do-sol sobre uma barra escura de nuvens, sinal de chuva.
2. Céu muito estrelado e brilhante, prenuncia chuva; pouco estrelado, tempo bom, firme.
3. Lua nova quando está com os cornos voltados para cima, é sinal de tempo seco durante todo o mês, pois acredita-se que o quarto de lua governa as variações do tempo durante todo o mês. Quando aparece com os cornos voltados para baixo "está escorrida", logo, todo o mês será chuvoso.
4. Chovendo na "nova" de abril, o inverno será chuvoso; não chovendo, inverno seco. Chovendo na nova de setembro, o verão será chuvoso e bom para a agricultura e pecuária.
5. Lua cheia quando sai, some a chuva. Significa melhora de tempo.
6. Se o dia 15 de cada mês for bom, a primeira quinzena será toda sem chuva. Se o dia 17 também for sem chuva, toda a segunda quinzena será de tempo bom.
7. Quando chove na primeira terça-feira domês, todo o resto do mês será chuvoso; e o contrário, se o dia for bom.
8. Quando as rãs, à tarde, fazem "reco-reco" (coaxam), é sinal de chuva próxima.
9. Siriema (ave pernalta que vive nos campos) quando canta no baixo ou na canhada, prenuncia chuva; quando no alto da coxilha, estiagem prolongada.
10. Maduruvá preto, do campo, quando cruza a coxilha, em pelotão, está pressagiando chuva com temporal.
11. Dia de vento, em que o gado se agrupa e desce para o fundo da invernada, é sinal de temporal. Gado dormindo no alto da coxilha, sinal de tempo bom.

(Paz, Horácio. "Cousas do folclore sul-riograndense". Boletim da Comissão Catarinense de Folclore. Florianópolis, ano 6, nº 20-21, setembro-dezembro de 1954, p.72-73)

Nenhum comentário:

Postar um comentário